Como a leitura cristã no lar pode cultivar fé, valores e resiliência nas novas gerações
Por Geovana Torquato
A literatura traz inúmeros benefícios para a criança, como o desenvolvimento do raciocínio, aumento do vocabulário, concentração e criatividade. Em um mundo onde temos acesso a uma explosão de informações, distrações por meio das telas e desafios, a leitura de histórias cristãs pode ser uma ferramenta na construção e no desenvolvimento de valores, virtudes e princípios essenciais. Aqui, iremos abordar como os livros cristãos podem ajudar na formação espiritual dos seus filhos desde o primeiro dia de vida.
Impacto da leitura no desenvolvimento espiritual infantil
As histórias bíblicas contadas à sua maneira são, de fato, de difícil entendimento para os pequeninos. Assim, os livros são grandes aliados, pois contam as histórias de maneira acessível e envolvente, ajudando as crianças a compreenderem os ensinamentos e princípios bíblicos. Livros como O Peregrino para Crianças, de John Bunyan, ou Apolo, Um Garçom Diferente, de Kátia Cleone, podem ajudar as crianças a aprenderem valores como a fé, a humildade e a obediência.
Algo é certo: devemos sempre ensiná-los com persistência, como descrito em Deuteronômio 6:6-7: “Medite sempre nessas palavras que hoje estou ordenando. Ensine-as com diligência aos seus filhos. Converse sobre elas quando estiver em casa, quando estiver andando por algum caminho, quando se deitar e quando se levantar.”
Como os pais podem usar livros para ensinar valores cristãos
Os livros são um cenário onde as crianças podem explorar suas emoções, as quais às vezes ainda não compreendem. Ao ver um personagem sendo bondoso na adversidade, elas podem aprender a demonstrar bondade e generosidade com o próximo. As narrativas infantis trazem personagens ou objetos que são comuns a elas, como flores, pássaros, membros da família ou amigos.
Ao terem contato com tais personagens, elas conseguem relacionar a situação à própria vida e, assim, praticar os valores a elas expostos. Deve-se atentar também ao fato de que as crianças são observadoras e tendem a acatar mais ao exemplo dos pais do que às palavras ditas. Portanto, seja o exemplo!
Criando um ambiente de leitura no lar
Ter um ambiente propício para a leitura é importante para que a criança se concentre e possa aprender. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a colocar em prática:
- Estabeleça um horário exclusivo: Defina um momento para que possam se reunir em família para compartilhar a leitura. A constância é que fará os resultados aparecerem. O ideal não é ler muito por dia, mas ler um pouco todos os dias.
- Escolha livros apropriados para a faixa etária: Cada idade requer uma abordagem diferente, por isso é preciso ter atenção na hora de escolher os livros. Para crianças pequenas, o ideal são os livros que possuem ilustrações chamativas e que sejam contados de forma simples. Para crianças maiores, livros que desafiem suas mentes e gerem perguntas são as melhores escolhas. Para adolescentes, escolha livros que os façam refletir e fortalecer a sua fé.
- Crie um espaço confortável: O ideal é desligar todos os celulares e TVs. Quanto menos distrações tiverem, melhor será. Isso mostrará à criança que o momento de aprendizado é importante.
A leitura no lar fortalece os laços, nutre a fé e os valores, e torna as novas gerações capazes de superar seus medos, ansiedades e a se tornarem fortes por meio da Palavra de Deus.
É válido dizer que não será fácil; imprevistos surgem e podem alterar sua rotina. Em meio a isso, faça as adequações necessárias e:
“Seja forte e corajoso! Você terá sucesso como líder do meu povo e vai conquistar a terra que prometi aos seus antepassados.”
(Josué 1:9 – Nova Bíblia Viva)
Referências
- Deuteronômio 6:6-7
- Josué 1:9