Identidade e Propósito: Como Saber o Meu Chamado
Por Geovana Torquato
Descobrindo a Nossa Verdadeira Identidade em Cristo
Segundo o dicionário, identidade é o “conjunto de qualidades e características particulares de uma pessoa que torna possível sua identificação ou reconhecimento”. Cada ser humano carrega em si traços únicos, mas todos têm um valor inestimável diante de Deus.
A verdadeira identidade de uma pessoa só é plenamente revelada quando ela está em Cristo. É nas Escrituras que encontramos a definição mais profunda de quem realmente somos:
- Somos filhos de Deus: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” (João 1:12)
- Somos criação divina: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)
- Somos escolhidos por Deus: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações.” (Jeremias 1:5)
- Somos amados, chamados e guardados por Deus: “Aos chamados, queridos em Deus Pai e conservados por Jesus Cristo.” (Judas 1:1b)
Conhecer nosso Criador é o primeiro passo para conhecermos a nós mesmos. Afinal, fomos criados à Sua imagem, carregamos o Seu DNA espiritual. Essa identidade não é construída a partir de padrões humanos ou validações externas, mas é um presente que recebemos por meio do sacrifício de Jesus na cruz.
Em tempos em que muitos buscam sua identidade no individualismo ou nas ilusões promovidas pelas redes sociais, é essencial lembrar: nossa verdadeira identidade só é revelada aos pés da cruz. É ali que compreendemos nosso valor, nosso propósito e quem, de fato, somos.
Descobrindo Meu Propósito
Todo ser humano já se perguntou ou ainda se pergunta qual é o propósito de vida. De acordo com o site Bíblia On, há cinco pontos que podem ajudar a descobrir seu propósito:
- Busque a Deus em oração e leia a Bíblia para entender Sua vontade.
- Analise seus talentos para ver como pode usá-los para servir a Deus.
- Esteja atento às oportunidades na vida, vendo como podem estar conectadas com o propósito de Deus.
- Peça conselhos de pessoas maduras na fé para ajudá-lo a discernir o propósito de Deus em sua vida.
- Esteja disposto a dar passos de fé; experimente diferentes áreas de serviço na sua igreja local ou na sua comunidade.
A melhor maneira de descobrirmos o nosso chamado é servindo! Quando servimos ao próximo, descobrimos que fomos chamados para algo bem maior. É servindo que descobrimos nossos dons. Um escritor chamado Leandro Vieira disse:
“Quando o nosso coração não reconhece o propósito de Deus, ele fabrica seus próprios propósitos, e não há nada pior do que ser entregue à vaidade do seu próprio coração.”
“O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!”
Salmos 138:8
A Relação entre Propósito e Identidade
A Igreja Batista Central de Fortaleza, em um e-book denominado Identidade, Poder e Propósito, escreveu:
A vida de um organismo vivo está distribuída em suas células. Estima-se que o corpo humano possua mais de 200 trilhões de células. Cada uma delas, no seu DNA, possui todas as informações e todo potencial que precisa para viver, crescer, amadurecer e reproduzir. Embora a vida esteja dentro da célula, essa vida somente pode se manifestar, crescer e se desenvolver se estiver conectada às outras células que formam o corpo. Assim como acontece num organismo biológico, é no interior de cada uma das células do Corpo de Cristo que está depositado o código genético da vida espiritual. Em cada discípulo há o que define identidade e propósito. Somos feitos para compor um Corpo Vivo, espiritual, cujo funcionamento depende da justa cooperação de cada parte unida e conectada a Cristo – O Cabeça! (Colossenses 1:18; Efésios 4:15-16).
A individualidade não nos permite descobrir os propósitos de Deus para nós, pois fomos chamados para viver em unidade com o nosso próximo. O ato de servir ao próximo em suas necessidades é o nosso maior propósito.
“Quem quiser ser grande entre vós, será o vosso servidor; e quem quiser ser o primeiro entre vós, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir, e dar a sua vida em resgate por muitos.”
Marcos 10:43-45
Conclusão
Em meio ao processo de descoberta do propósito, é normal se sentir incapaz. Quando Deus chamou Moisés para libertar Israel do Egito, ele não se sentiu apto para tal tarefa, mas o Deus que chama é o mesmo que capacita — basta darmos o primeiro passo.
Há uma frase anônima que diz:
“O propósito de Deus é maior que o medo que você tem de não conseguir.”
Apenas dê o primeiro passo e Deus cuidará do resto. Em suma, deixo registrado que há um propósito que Deus requer de todos: ir pelo mundo e pregar o Evangelho a toda criatura (Marcos 16:15).
“Nosso propósito não é ser alguém. Nosso propósito é encontrar alguém!”
— John Piper
Referências
- Bíblia Sagrada
- Bíblia On – Como descobrir o propósito de Deus
- E-book Identidade – IBC Fortaleza
- Leandro Vieira
- John Piper