O trecho da bíblia O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, versículo presente em Gênesis 2:24, nos pede uma análise sobre a união entre duas pessoas.
Os relacionamentos são compostos por muitos obstáculos a serem vencidos, mesmo quando há amor, a convivência e as personalidades diferentes podem causar conflitos.
Principalmente após o casamento, quando passamos a de fato ser parte da vida do outro e dividir as responsabilidades.
Além dos conflitos internos, muitos casais sofrem com a interferência e a resistência do pai ou da mãe em deixar que seus filhos vivam essa nova fase.
Por isso, esse assunto é delicado e exige uma reflexão.
Vamos juntos pensar sobre a união, o que ela representa e como podemos lidar com as situações em harmonia.
O que significa deixar pai e mãe?
Ao ler o versículo O homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, a palavra “deixar” assusta ou então confunde quem está estudando a bíblia.
Isso porque, em uma má interpretação, o termo pode parecer que devemos abandonar nossos pais e não estar mais em contato com eles, o que obviamente não é verdade.
Um dos mandamentos de Deus é justamente honrar pai e mãe.
Mas então, o que significa deixar pai e mãe e se unir a mulher?
Esse trecho quer dizer que devemos viver uma nova fase na vida, onde junto ao cônjuge tomamos nossas próprias decisões e vivemos a vida a dois.
O que não quer dizer de forma alguma que devemos dar as costas para aqueles que nos criaram, podemos sempre recorrer aos conselhos sábios de pai e mãe, porém tendo consciência de que agora você representa também sua própria família.
Como fazer para que os pais aceitem melhor a união?
Muitos pais têm dificuldade em deixar que seu filho ou sua filha viva livremente sua união, seu casamento.
Antes é preciso entender como para eles trata-se de uma mudança muito brusca, nossos pais sempre foram únicos em nossas vidas, aqueles que nos criaram, nos cuidaram e nos amam profundamente.
Por isso, aceitar que seu filho ou filha agora possui independência e está sob cuidados e atenção de outra pessoa pode ser assustador.
A dica é deixar claro para seus pais o quanto eles representam para você e que a nova união não muda esse amor, apenas fortalece, já que agora será compartilhado em dobro os momentos.
Tenha tempo para aproveitar o dia com seus pais, visitá-los com frequência, preparar almoços em família, isso os dará a confiança que precisam e a chance de conhecer seu cônjuge melhor.
Qual o poder da união de um casal?
“Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.
Portanto, o que Deus uniu, ninguém separa” Mateus 19:6.
A união entre duas pessoas representa uma nova fase na vida de ambos, onde eles passam a ter responsabilidades juntos, precisam tomar decisões e enfrentar os obstáculos.
Um casal deve ser força um para o outro, nos momentos bons e nos momentos ruins.
Um deve cuidar do outro e assim serão invencíveis.
Você já passou por uma situação difícil na vida e desejou que houvesse alguém com você para te confortar?
A união entre duas pessoas faz com que sejamos mais fortes e mais poderosos.
O que podemos fazer para que a vida de casal tenha mais harmonia?
Como falamos anteriormente, é normal que os casais tenham algumas dificuldades no relacionamento, saiba dicas de como deixar isso mais leve.
Boa comunicação
Parece clichê falar isso, mas a comunicação é a chave em todas as relações.
Um casal que não conversa, não sabe o que o afetou o outro e consequentemente vivem em conflito.
É importante que cada um fale o que sente, exponha suas questões para que juntos possam encontrar uma solução para os problemas.
Não coloque suas expectativas no outro
Um grande e comum defeito que leva muitos casais a terem dificuldades é quando uma ou ambas as partes, depositam as suas expectativas de vida no próximo.
Ou seja, você espera que o seu companheiro ou companheira o salve de suas dores, de seus medos, vontades e frustrações.
Porém, sabemos que não é bem assim, cada um individualmente possui seus sentimentos e isso deve ser respeitado, mas a sua felicidade deve vir primeiramente do amor próprio.
Crie momentos a dois
Muitos casais após um tempo de relacionamento se afastam e deixam de ter momentos apenas para os dois.
Isso acontece muito principalmente com a chegada dos filhos.
A dica é não deixar que a rotina destrua a beleza e a paixão que existe em compartilhar momentos juntos.
Faça uma surpresa para a sua esposa ou para o seu marido, crie climas legais e aproveite a vida de casal com bons momentos.
Use os conflitos para crescimento
A primeira coisa que você precisa entender é que os conflitos existem em toda relação.
Mas não se deve confundir conflitos com brigas e principalmente não confundir e normalizar agressões e relacionamentos tóxicos.
Os conflitos acontecem pois quando você se une a outra pessoa, ela obviamente não é igual você, cresceu com costumes diferentes dos seus, em uma família diferente, com regras e normas diferentes.
Por isso, é importante entender que cada um possui uma visão das coisas e se coloca no lugar do outro, percebendo o que podem juntos ajustar para melhorar a convivência a dois.
Conclusão
O que podemos concluir dessa reflexão é que no momento em que o homem se une a sua mulher, passa a constituir uma nova fase de sua vida, tendo mais responsabilidades.
O trecho da bíblia indica que para esse novo ciclo é preciso que o filho deixe seus pais e passe a cuidar de sua mulher e vice-versa.
O que claramente não quer dizer abandono, mas sim assumir uma nova família e tudo que vem com ela.
Para que a vida em casal seja harmoniosa é preciso empatia de ambas as partes e alguns cuidados para que a relação não enfraqueça.